Mensagem de Dzongsar Khyentse Rinpoche



A passagem de Chatral Sangye Rinpoche marca o fim de uma era. De repente nós perdemos um sentinela que estava zelosamente guardando o Buddhadharma em geral, o Vajrayana em particular, e especialmente o budismo tibetano e da linhagem Nyingma.

A palavra Chatral tem a conotação de um iogue asceta que abandona tudo. Normalmente, os nomes são dados como rótulos. Mas naquele que agora está passando para o parinirvana, o nome Chatral não era apenas um rótulo. Ele era o epítome e personificação do que a palavra Chatral realmente significa.

Em sua longa vida útil de mais de 102 anos, este é um homem que muito fez, associado a alguns dos maiores seres, tornando-se o mestre dos mestres, incluindo que ensinou e veio a ser o Guru do próprio homem que encontrou o 14º Dalai Lama Tenzin Gyatso, que era conhecido como Yongzin Gyaltsen Redring Rinpoche. No entanto, este mesmo homem mal pode gabar-se de um monastério, instituto ou centro de dharma. Em torno dele, parafernálias tais como telhados e tronos dourados estão longe de serem encontrados. Ele era um Chatral no verdadeiro sentido.

Mas não se enganem: Muitos lamas como eu, que fazem os ruídos mais altos, exibem as imagens mais chocantes e viajam cada centimetro e canto do mundo, tem alcançado quase nada comparado a este homem que parece nunca ter feito qualquer coisa, exceto manter sua esteira de meditação e nunca a deixando fria. E se ele manifestou-se na ação, este é o homem que passou 99,99% do que ele tinha resgatando as vidas dos animais. Assim, para seres ignorantes como nós, tentar expressar as grandes qualidades deste ser iluminado é como tentar medir a profundidade e a largura do céu.

E mesmo que eu possa expressar uma coisa a partir do pouco que eu sei deste homem é isto: O Budadarma tem muitos desafios, incluindo todos os charlatães que danificam abertamente a imagem do Dharma. Estes podem ser superados por aqueles que parecem fazer a coisa certa, que parecem serenos, adequados e morais, e que nunca perturbam ninguém. Mas que muitas vezes nos levam a outro desafio que é mais difícil de superar. Porque ao fazer as coisas corretamente, de forma adequada e ética, e carregar o fardo de pessoas não perturbadoras, este acaba sendo vítima de correção política e tornar-se hipócrita.

Na minha vida limitada tenho visto muito poucos seres anti-hipócritas, e ele era um deles. Ele estava falando sério, não houve negociação, e claro, ele nunca trocou uma única palavra do Dharma por dinheiro. Repetidamente, ele se recusou a curvar-se ao poderoso.

Ele fez muitos de nós, seres hipócritas, estremecerem. Só de saber que ele estava vivo e respirando em algum lugar entre Siliguri e Pharping fazia nossos corações tremerem. Mesmo que nunca chegamos a vê-lo, especialmente no final de sua vida - eu mesmo fui recusado para um encontro 20 vezes ou mais - sua mera presença nesta terra desintegrava a hipocrisia.

Para expressar a nossa homenagem, veneração e súplica, possamos nós discípulos deste homem, manter em nossas vidas a prática de libertar os seres vivos, como a liberação de peixes, em especial durante este mês.

                                                Dzongsar Khyentse Rinpoche

Comentários

Postagens mais visitadas